Gratin de Ovos e Queijo

Uma receita com óptima apresentação que pode ser usada como entrada quente ou como refeição Light se acompanhada de uma salada. Fácil mais fácil não há.

Passo a Passo

  1. Começamos por abrir e tomate e retirar as grainhas. De seguida, cortamos o tomate em cubinhos e reservamos.
  2. Untamos as quarto formas com manteiga e colocamos uma camada de cubinhos de tomate no fundo de cada uma. Temperamos com um pouco de sal e meia colher de café de orégãos. Podemos variar e substituir os orégãos por umas folhas de manjericão fresco picado o que dará à receita um sabor mais intenso e aromático.
  3. Abrimos um ovo em cada uma das formas sobre os cubos de tomate temperados. Vamos tentar fazê-lo com o cuidado de que o ovo fique com a gema inteira. Voltamos a temperar com sal e meia colher de café de orégãos ou o manjericão picado.
  4. Cobrimos o ovo temperado com 2 colheres de sopa bem cheias de natas.
  5. Finalizamos com uma boa camada de queijo ralado. Podemos usar praticamente qualquer tipo de Queijo. Gruyére ou Ilha para sabores mais fortes ou Mozzarela ou Mistura para Pizza para sabores mais suaves.
  6. Pré-aquecemos o forno a 200º e levamos os ovos a gratinar entre 10 a 15 minutos. Servimos de imediato.

Sugestão

Se desejar dar-lhe um pouco mais de substância pode enriquecer a receita acrescentando fiambre ou bacon em cubos sobre o tomate.


Outras Receitas