Merengue com Calda de Ovos Moles

Uma Económica e Fantástica Sobremesa de Natal

Passo a Passo

  1. Começamos por separar as claras das gemas.
  2. Depois de separadas batemos ligeiramente as gemas com a ajuda de um garfo e deixamos de lado para mais tarde fazermos a calda de ovos moles.
  3. Batemos agora as claras em castelo. Quando estiverem a subir ou praticamente batidas vamos juntar aos poucos as 8 colheres de açúcar e vamos bater muito bem até obtermos um merengue bem consistente.
  4. Untamos um pirex com uma camada muito fina de manteiga e colocamos o merengue espalhando-o grosseiramente.
  5. Vai ao forno pré-aquecido a 180ª cerca 8 minutos. Quando as claras começarem a ficar bem douradinhas desligue o forno e deixe ficar lá dentro. Não tire de repente para que as claras não baixem, tem que deixar arrefecer lentamente
  6. De seguida fazemos a calda de ovos-moles, num tacho pomos o açúcar e cobrimos com a água mexemos muito bem e só depois pomos ao lume. Vamos cozinhar cerca de 10 minutos em lume médio mexendo só de vez em quando, não muito, até engrossar.
  7. Deixamos arrefecer e juntamos os ovos aos poucos mexendo muito bem.
  8. Voltamos a pôr ao lume, mas em lume muito baixo e sempre a mexer, juntamos a raspa de limão e canela a gosto. Não podemos nunca parar de mexer senão os ovos vão colar ao fundo do tacho.
  9. Deixamos cozinhar cerca de 7 minutos sempre a mexer e em lume baixo até a calda engrossar.
  10. Deixamos arrefecer e vamos finalizar regando o merengue com esta deliciosa calda de ovos-moles.

Outras Receitas